sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A lógica dos armários e das gavetas

Quando solteira, a gente vive numa casa que quando chegamos no mundo, já estava lá, com sua lógica própria de funcionamento!
Cada armário com uma função, com um dono definido.
Na nova casa, isso tudo tem que ser inventado!
Cada canto tem que virar lar, cada gaveta tem que ter uma função e tem toda uma lógica que vai regular isto: a lógica dos moradores - o novo casal!

Ninguém melhor do que o casal sabe de quantos armários vão precisar e de como eles devem ser por dentro!
No nosso caso, optamos por fazer móveis planejados.
A parte da cozinha e lavaderia, fizemos numa loja especializada, a mesma que havia feito a cozinha da minha mãe e que, sabíamos, trabalha muito bem. Todo o resto do apartamento: quartos, gabinetes de banheiros, home theatre e terraço, fizemos com uma marcenaria indicada por algumas pessoas da família do marido.
Sabem aquela história de que marceneiro dá trabalho?.. Tudo verdade.... =/
No final das contas, em termos de acabamento e funcionalidade, ficamos muito satisfeitos, mas passamos alguns perrengues para as coisas sairem direito. Para "ajudar", a marcenaria fica numa cidade do interior, próxima à SP, o que complica ainda um pouco mais as coisas.

Vocês talvez se perguntem, "mas por que cargas d´água fizeram essa opção?" , respondo:  preço e qualidade final (leiam bem, final.......). Simplesmente não tinham nos contado que todo o processo com a tal marcenaria seria tão difícil.

Vejam nossos armários do quarto internamente:




Quem é que fica com o quê?

No nosso caso, dividimos todos os armários e gavetas irmanamente, 50% e 50% (o que é quase uma injustiça, visto que seres XX tendem a possuir muito mais itens do que seres XY, certo, meninas? rs...).
Ok, para ser totalmente honesta, estão vendo essas duas portinhas embaixo da tv?.. São minhas e só minhas!.. Foi um lugar pensado desde o início para guardar minhas bolsas!.. Dentro do armário há uma prateleira que o divide em 2 nichos. Na parte de cima da prateleira ficaram minhas bolsas e na de baixo, as coisas de ginástica, praia e piscina!..

No nosso caso, tanto eu quanto ele fomos morar num local menor do que o que morávamos com nossos pais (o que, novamente, imagino que seja o que acontece com grande parte dos recém-casados) e, portanto, foi preciso de abríssemos mão de certas coisas. Mas vamos combinar?... Bem que foi um processo bastante interessante esse: a gente acabou se desfazendo de coisas que só ocupavam espaço físico em nossas casas/quartos, mas que não tinham mais função alguma em nossas vidas. Muitas dessas coisas já não usávamos mais, outras nem se quer nos lembrávamos que existiam!..
Óimo momento para deixar para trás alguns itens desnecessários, ultrapassados!

É aqui onde eu queria chegar!..
Se eu for dar uma dica a respeito desta etapa seria: ponham a mão na massa e façam seus próprios projetos!.. Ninguém precisa saber mexer no Cad (nós não sabemos!), mas é bem interessante que se faça um esforço por calcular quanto de espaço precisam para as coisas de vocês, quantas gavetas, sapateira, cabideiro... E para isso, basta papel, caneta e uma trena e já temos o suficiente para sair um esboço!
Penso que os casais deveriam desviar da ideia de deixar o projeto nas mãos de terceiros que nem sempre entendem muito bem do que estão fazendo, pois por vezes, nem profissionais exatamente dessa área são (caso dos vendedores de projetos em lojas de palnejados, por exemplo), mas principalmente, porque não necessariamente vão conseguir imprimir nos móveis a necessidade e a cara de vocês!..

Todos os móveis foram desenhados por mim, com direito a mil pitacos do marido, claro!..
Deu tudo certo, ainda que tenhamos tido que nos desfazr de certas coisas (inúteis, diga-se de passagem) e outras tenham tido que ficar na casa de nosssos pais (vestidos de festa, casacos muito pesados de inverno...), nosso espaço está dando conta muito bem dos itens de que hoje precisamos na nossa vida!

E, para finalizar, além de funcionalmente as coisas terem cumprido com o que queríamos, em uma das visitas que recebemos aqui em casa, ouvimos um comentário de uma tia que muito nos agradou: "Fê. essa casa está muito com a cara de 'Fernanda e Danilo'!.."

Que legal, adorei!

Bjs,




imagens: 1a.: getty images; as demais: arquivo pessoal

3 comentários:

  1. Essa questao de armários são bem interssantes! A divisão então...nem se fala. No incio eu e o marido dividimos assim tb, meio a meio, mas agora, vamos dizer que eu tomei um pedacinho dele ^^
    Daqui a pouco vc pega um pedacinho dele tb, rsrs

    ResponderExcluir
  2. Fernada descobri seu blog através do dona perfeitinha e estou adorando! Me caso daqui a um mês e estou fazendo muitas pesquisas no seu antido blog fantástico!

    Na nossa nova casa, eu me "apossei" do guarda roupa do quarto de hospedes e o do nosso quuarto é de nós dois! kkkk Eu tenho muita coisa e ele bem que entendeu! kkkk

    Tô seguindo já!
    Bjs,

    Nathalie
    http://www.mesmotempoagora.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fernanda, tudo bem? Espero que já esteja vivendo um ótimo 2012! Por favor, vc poderia encaminhar pro meu e-mail o contato da marcenaria que fez os seus armários? Estou buscando boas indicações. É sumaya.lima@gmail.com.
    Obrigada.

    ResponderExcluir