quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pé na Cozinha - Pasta alla Norma


Lembram-se do macarrão com beringela que comentei aqui e que fez o maior sucesso com o marido e o papai?..
Repeti a dose, deu super certo de novo, ou seja, receita de sucesso garantido!

Segue...

Pasta alla Norma - para 4 pessoas

2 beringelas grandes e firmes
azeite extravirgem
1 colher (sopa) de orégano seco
opcional: 1 pimenta vermelha - chilli - seca esmigalhada (eu não coloquei!)
4 dentes de alho descascados e fatiados finamente
1 punhado grande de manjericão fresco, talos picados finamente e folhas inteiras reservadas para o final
1 colher (chá) de um bom vinagre de ervas ou vinho branco seco (eu usei vinho)
2 latas (400g) de tomates vermelhos de boa qualidade picados ou 550ml de purê de tomate (eu usei tomates pelados de lata)
sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto
450g de spaghetti seco
150g de ricota salgada, parmesão ou pecorino ralado (eu usei parmesão)

Cortar as beringelas em quatro partes no sentido do comprimento, retire a parte central das mesmas caso estejam moles e cheias de sementes. Então, corte as beringelas, também no sentido do comprimento, em fatias do tamanho de um dedo. Numa frigideira antiaderente já aquecida, adicione azeite. Frite os pedaços de beringela, acrescentando azeite extra na medida em que a beringela for absorvendo o mesmo, a ideia é deixar os pedaços bem oleosos. Mexa-os de modo a cobrir com azeite cada pedacinho, por todos os lados. Em seguida, polvilhe o orégano - isto fará com que fiquem com um sabor fantástico! Vire os pedaços até que fiquem dourados. O ideal é fazer isto primeiro com metade do total de pedaços e depois com a outra metade.
Devem ficar com este aspecto:


Após fritar tudo, reserve algumas fatias para decorar o prato ao final do preparo. Com o restante das fatias na frigideira, abaixe o fogo e adicione um pouco mais de azeite, o alho fatiado e o manjericão. Se você for utilizar a pimenta, este é o momento de adicioná-la. Após tudo estar cozido uniformemente, adicione um gole de vinagre ou vinho branco e os tomates ou o purê. Cozinhe em fogo brando por 10 a 15 minutos e então prove para ajustar o tempero com sal e pimenta-do-reino. Rasgue metade das folhas de manjericão e misture.


Coloque o spaguetti para cozinhar. Quando estiver al dente, escorra a massa e junte à frigideira com o molho de beringelas, misture bem e corrija novamente o sal e pimenta-do-reino.
Sirva os pratos, decore-os com as fatias de beringela que reservou para isto, salpique as folhas de manjericão restantes e polvilhe o queijo que escolheu!



Buon appetito!

Esta receita foi retirada do livro Jamie Oliver - A Itália de Jamie, página 88.
O livro todo é um espectáculo!..

Bjs,

Um comentário: