sexta-feira, 4 de março de 2011

Congelados-coringas!

Como já devem ter percebido, a senhora aqui curte cozinhar, nem por isso disponho de todo o tempo do mundo para me dedicar a preparar as refeições que fazemos em casa.
Aos fins de semana é mais fácil, pois o tempo é maior, mas durante a semana, tanto alguns almoços, quanto jantares, acabo tendo que, em meia horinha, preparar alguma coisa ou só para mim ou para nós dois!
Nessa hora, tenho visto o quanto tem sido fundamental me organizar e ter sempre alguns itens congelados que tem sido uma mão na roda!
São eles:

arroz
feijão
lentilha
filés de peixe (gosto muito de salmão, pescada, truta e saint peter)
peito de frango
* para quem come carne vermelha, vale ter uns bifinhos!

Em todos os casos, divido em porções individuais e porções para dois, assim só descongelo o que realmente for usar! Afinal, para quem não sabe, uma vez que a comida é descongelada, não mais pode voltar ao freezer, apenas à geladeira.
Ah!.. Um outra dica ótima é sempre ter salsinha e cebolinha já lavadas e picadinhas congeladas!..
Assim que as compro, lavo tudo, deixo secar em cima de papel toalha e quando estão sequinhas, pico tudo e coloco em potes separados, pois há pratos em que vão as duas, mas também há aqueles em que vai somente uma ou a outra!
Outros alimentos que também podem ser congelados e que facilitam bastante a vida são:

pão (francês, sírio, de forma...)
molho de tomate (ja preparado)
legumes (depois de branqueá-los)

Enfim, as donas de casa dos tempos atuais, mais do que em qualquer outra época, têm um zilhão de coisas com que se ocupar. Ter um freezer e saber usufruir dele, sem dúvida, pode ser de grande ajuda!

E vocês, costumam congelar os alimentos?
Alguma dica?

Bjs,



imagem: getty image

2 comentários:

  1. Já que o assunto é congelamento ... tenho como dica, o que usei durante vários anos (quando trabalhava o dia inteiro).
    Ao fazer um prato para o jantar (éramos em três pessoas) preparava seis ou nove porções, assim comíamos uma e congelava as outras.
    Ao final de uma semana meu freezer já estava com várias opções para a próxima.
    Congelava sempre, molho de tomates, hamburger, bifes à milanesa, strogonof (de frango e carne), carne assada, caldos (para sopas de legumes), mini tortas salgadas, etc.
    Bjs.
    Tia Ci

    ResponderExcluir
  2. OPA! O meu congelador é cheio! Arroz, feijao, peixe e frango... fora empadao, hamburguer de soja, pao de queijo.... heheheh

    Beijos!

    ResponderExcluir